Poetrix

O poetrix, à semelhança do haicai, também é um terceto. Com algumas diferenças básicas. Senão, vejamos. o  haicai não tem título o Poetrix tem, e o haicai se fixa no tempo presente.

O poetrix pode transitar em qualquer época, criar até novos tempos. O haicai segue a estrutura métrica 5-7-5, já o poetrix pode ter até 30 sílabas métricas (geralmente se usa menos). E o título pode ter a extensão que o autor lhe der. O haicai deve versar sobre a natureza, sobre o tempo, sobre as estações do ano, por exemplo. O poetrix é de temática livre, pode abordar o que quiser, como quiser, usar metáforas, metonímias, surrealismo.

Mas você que curte o haicai, nem se preocupe. Pode e deve continuar apreciando-o, pois uma nova forma poética nunca mata a outra. Ao contrário, revivifica-a. Portanto, poetrix não veio para substituir o haicai. Mas, sim, agregar um leque de possibilidades expressionais ao universo da poesia. O poetrix foi concebido em 1999, pelo poeta baiano Goulart Gomes, que é o coordenador geral do Movimento Internacional Poetrix - MIP. 
* texto de José de Castro reduzido com pequenas modificações







Nenhum comentário:

- Atenção -

As capas dos folhetos são acrescentadas os direitos de seus respectivos autores, qualquer infringência queira comunicar por maito que retiraremos a capa mencionada.

Attention
The covers of the leaflets are added the rights of their respective authors, any infringement wants to communicate by maito that we will remove the cover mentioned.